Fala galera, hoje vamos contar a história do golf mk3 do Guilherme membro da nitromotors, se trata de um modelo GL 1.8, ano 1995 com ar condicionado, coisa que é raro num gl alemão !

O carro pertencia a um amigo do Guilherme que estava passando por dificuldades financeiras na época, e não tinha como manter o carro, isso aconteceu em 2012, como Guilherme sempre quis ter um Golf Mk3, acabou ficando com o carro.

O carro necessitava de muitos reparos, tanto que apos a compra foi direto para a mecânica, e de cara foram feitos reparos como radiador, ventoinha, kit de embreagem, elétrica em geral, velas.

Tudo para deixar o carro mecanicamente OK!

Fotos após a compra:

image

image

O carro estava calçado com rodas trevo 15″ BRW com pneus no arame! Como o custo dos reparos mecânicos foram bem elevados a opção foi comprar rodas de Santana aro 14 com pneus remold para rodar com mais segurança!

O passo seguinte foi achar um funileiro para fazer uma pintura nova no veículo todo! Na época a grana tava curta e foi feito um serviço de pintura e funilaria porém não muito caprichoso!

Fotos da primeira pintura total

image

image

Após o serviço de funilaria e pintura total do veículo, embora não fosse dos melhores já melhorou bem a aparência do mesmo, que antes se encontrava com o para choque dianteiro preto e todo remendado, paralamas cheios de massas entre outras coisas.

Nesse momento o veículo ainda possuías detalhes de acabamentos para serem feitos como, achar os faróis de neblina e defletores, capa de retrovisor dentre outras coisas.

Foto após a primeira pintura total

image

Porém antes de achar essas peças de acabamento que são super difíceis de se achar o jeito foi achar um conjunto de rodas legais que entrassem no conceito eurolook, com um custo razoável, mas que já mudaria bem a cara do carro!

Foi então que em um determinado dia, andando por desmanches e borracheiros, Guilherme encontrou um jogo de rodas que parecia muito promissor! De cara achou que fossem as 15 da Classe A, mas ao olhar melhor viu que eram 16 da Mercedes E320 talas 7,5!!! Na hora comprou e pasmen, pagou 700 no jogo de rodas que estavam impecáveis!

Os próximos passos foram comprar pneus 195/45R16 e adaptadores de 4×100 para 5×112. O carro já estava rebaixado que foi feito antes da pintura total.

O resultado ficou bem bacana pra um primeiro setup de rodas

Fotos com as rodas de Mercedes e320 96

image

image

Depois de ganhar esses sapatos o carro andou um período com películas amarelas nos faróis

image

Bom após isso o carro perdeu as películas amarelas euro nos faróis e ganhou finalmente os faróis de neblina originais do golf alemão!

image

Nesse momento, já estava em 2013 e bem próximo do BGT 5. Só restou ir pra Águas de Lindoia rumo ao BGT5

image

Fotos de Leonardo Henrique Moreira

image

Logo após o BGT5 meio enjoado da cara do carro, Guilherme resolveu fazer em casa os frisos pretos que remetem a configuração que os Golfs eram vendidos na Europa!

image

image

Sim, a gente sempre enjoa da cara do carro e o próximo passo era com com certeza trocar o setup de rodas! E ao que chegaram a vez das Steelies!

As Steelies foram produzidas em rodas 16″ de  fiat Punto. Alargadas para tala 8 as dianteiras e tala 10 mas traseiras, rodando com os mesmos pneus que estavam nas rodas de Mercedes 195/45R16

image

As rodas foram produzidas pelo Jé Bueno aqui de são José e foram uma das primeiras do País (se não a primeira) nessas medidas!

image

As Steelies foram instaladas e o carro rodou um bom tempo com elas!

image

E foi com as Steelies que o carro ficou bem conhecido!

image

image

No entanto havia ainda algo que o incomodava muito! O parachoque traseiro! Desde que comprou o carro, estava com o para choque traseiro de Golf US Spec (Mexicano). Os para choques dos US são diferentes dos Euro.

Então tava mais do que na hora de achar um para choque Euro traseiro!!! E sim, achei o para choque OEM original, com o friso poroso, embalado no alumínio da Volkswagen!

image

Após isso, com intuito mais uma vez de inovar nos projetos, o carro ganhou para choque dianteiro novo poroso, frisos OEM porosos e ficou assim:

image

O carro também ganhou nessa fase um volante omp suede + quick release sparco

image

image

image

Fotos de Leonardo Henrique Moreira

Depois do fim de 2014… Vem 2015… E sim mudanças no projeto! Pintura negra nas Steelies!

image

image

Mas… O que era só felicidade estava prestes a virar grande tristeza!

Em um Domingo chuvoso de janeiro de 2015, Guilherme saiu com o carro para passear com a namorada! E numa via expressa da cidade no anel viário o carro aquaplanou!

Acreditem se quiser mas ele estava a 60km/h no momento! O que ocorreu foi que os pneus já estavam bem ruins (eu usava eles desde as rodas da Mercedes) e obviamente não escoavam direito a água, o que fez que o carro girasse de cara pra divisão de pista de concreto, o que resultou em uma frente destruída!

image

Após a batida só restou a certeza de que Guilherme não arrumaria o carro e que iria vender ele assim batido ou desmancharia para vender as peças!

Levou o carro pra casa, tirou umas fotos e criou  uns anúncios de venda! Porém o que não esperava, que muitos dos contatos do facebook principalmente os da page de mk3 vieram falar pra ele não desmanchar o carro e para arrumar o mesmo! Recebeu muito apoio da galera, peças mais em conta etc… Seu amigo daqui de SJC foi atrás dele e falou pra ele não desmanchar o carro e arrumar porque ele tinha um funileiro muito top que arrumaria o carro!

Foi quando decidiu fazer um orçamento já pra repintar o carro todo dessa vez com um padrão de serviço melhor! Não ficou barato não, mas valeu muito a pena! Aproveitando decidiu mudar a frente para a de Volkswagen Vento mk3 que é como é chamado o Jetta na Europa, diferenciando a grade dos Jettas!

image

Então vai aí as fotos dele enquanto esteve na funilaria

image

image

Uma das mudanças que foram feitas foi o alisamento da tampa do porta malas onde antes tinha o furo pro limpador do vidro vigia

E quando saiu da funilaria e pintura os faróis do Vento ainda não tinham chego no Brasil

image

Mas assim que os faróis chegaram ele pode recomeçar o projeto!

Vieram um jogo de rodas Avid1 AV12 aro 16 talas 8, com espaçadores de 13mm na traseira calçados em pneus Achilles 165/45R16

image

image

E também Ganhou Lanternas Hella originais do GTi

image

image

Depois de tudo isso já tava mais do que na hora de receber um upgrade na mecânica!

Esse mês ele ganhou um up no sistema de injeção, coletor de admissão novo, TBI, 4 bicos de Astra 2.0 flex, comando 0,26BE, polia regulável, tampa de válvulas nova e pra comandar tudo isso FuelTech FT300.

image

image

image

By: Luís Miguel / Guilherme Rovida
Fotos: Leonardo Henrique Moreira/DKC/Timeless/ Gustavo Sampaio/ Bruno Veneziani

E é isso aí galera quase 4 anos de muita história e dedicação nesse carro que é a paixão do dono !

 

Tags: