Evento em Taubaté promove a diversão entre os apaixonados pela velocidade

Por Eric Stone

Inventada nos EUA logo após a II Guerra Mundial, a arrancada nasceu de disputas entre amigos com poucos recursos financeiros mas com muita sede de velocidade, que modificavam seus veículos sucateados com motores grandes. Testavam seus carros em linha reta, sem mudar o percurso delimitado, para saber quem era o mais rápido. Com o passar do tempo, junto com as ligas profissionais, regras foram adicionadas ao esporte, oficializando o percurso de “quarto de milha” (400 metros) e os moldes que são conhecidos nos eventos oficiais até os dias de hoje. A modalidade logo se popularizou nos EUA, e não demorou a ganhar adeptos em todo o mundo.

As etapas são divididas em categorias, considerando: tipo de veículo, potência, tração (dianteira ou traseira) e nível de preparação dos motores. Estrelas das arrancadas profissionais, os “Dragsters” estão dentre os carros de corridas mais potentes do mundo, podendo atingir velocidades de até 500 km/h.

Como todo o esporte automotor, os custos para competir profissionalmente na modalidade são altos. Devido a ser um esporte de receita simples, as ruas receberam sua versão ilegal colocando em risco a vida de terceiros. Marginalizada, foi batizada de “racha” e é considerada crime em nosso país.

… eventos como o de Taubaté são pioneiros ao permitir a qualquer pessoa participar com o seu próprio carro de uma competição em local adequado, com regras e medições profissionais …

Como forma de dar espaço aos apaixonados pela velocidade e também tirar os rachas das ruas, eventos como o de Taubaté são pioneiros ao permitir a qualquer pessoa participar com o seu próprio carro de uma competição em local adequado, com regras e medições profissionais, se divertindo sem gastar muito. Basta preencher todos os requisitos de segurança e seguir as normas legais.

Desde que surgiu esse tipo de iniciativa, o número de participantes aumenta a cada evento, e até as garotas já contam com uma categoria especial para elas, provando que o sexo frágil também tem seu espaço na competição e acelera muito.

Para quem não tem um veículo apto a competir, o evento traz toda a infraestrutura composta de um ambiente agradável e seguro para receber o visitante com sua família.

Segundo os pilotos participantes do evento, as principais vantagens para participar, além das corridas em local adequado e legalizado, são as de poder fazer novas amizades, conversar com outros preparadores, ver carros vindos de fora da região e extrair receitas para melhorar seus tempos nas próximas etapas. Para o público em geral, resta a diversão promovida pelos “pegas” emocionantes conferidos de cima das arquibancadas e ver os carros participantes de perto.

Sem distinção, o evento ainda conta com vários tipos de carros, como Fuscas, Gols, Opalas e até mesmo clássicos americanos como o Chevrolet Camaro e superesportivos como o Porsche 911.

Se você se interessou em conhecer mais sobre as arrancadas legalizadas de rua, ou até mesmo em participar, fique atento que novas etapas da Arrancada de Taubaté estão por vir. Normalmente a divulgação é realizada através da internet pelas redes sociais, banners e o famoso “boca-a-boca”.

Artigo publicado na Revista CarManGuia – Vale do Paraíba – Edição 5 (março/2012).
Clique aqui para ver a revista.