Opaleiros do Vale

Por Eric Stone

Caro leitor, é com muita satisfação que nesta primeira edição da revista CarManGuia, inauguro o Espaço NitroMotors, no qual trataremos dos mais diversos assuntos relacionados ao mundo automotivo, como lançamentos, curiosidades, eventos da região e etc. Para esta matéria inaugural, fomos conferir o encontro dos Opaleiros do Vale, que desde abril de 2010, reúne mensalmente quase uma centena de pessoas e suas máquinas em um ambiente familiar.

O Opala, em seus 24 anos de existência, atingiu a marca aproximada de 1 milhão de unidades produzidas no país. Foi o primeiro carro fabricado na unidade de São Caetano do Sul (SP) da montadora, que encerrou sua produção em abril de 1992, quando foi substituído pelo europeu Omega. Durante todos esses anos, o modelo fez parte da história de muitos brasileiros, sejam eles famosos ou anônimos. A legião de fãs e entusiastas pelo modelo da GM tem aumentado a cada ano e logo já são 43 anos de vida do fora de linha e uma coleção sem tamanho de histórias.

Com esse espírito, o publicitário Luiz Fernando Marques Sanches de 30 anos, mais conhecido como “MarkeSS”, proprietário de um modelo SS amarelo ano 1978 e Wesley Duarte, (in memorian), proprietário de um Diplomata ano 1991 da raríssima cor branca, fundaram o grupo Opaleiros do Vale, a fim de manterem o entusiasmo pelo modelo e poderem compartilhar com outros de sua “espécie” a paixão pelos Opalas e carros antigos.

… foram sinônimos de status e requinte, vindo a ser em suas épocas os carros mais caros de nosso mercado.

Segundo o publicitário, já passaram pelo encontro quase todas as configurações existentes do modelo, como o Comodoro, Diplomata e Gran Luxo. Estes, por muito tempo foram sinônimos de status e requinte, vindo a ser em suas épocas os carros mais caros de nosso mercado.

Para os adeptos de esportivos, versões como a SS (1971-1980) exibindo seus motores 4 cilindros (2500) e 6 cilindros (4100), são figurinhas carimbadas dos encontros, além dos personalizados e preparados para pista. As Caravans, versão “perua” derivada do Opala, também marcam ativamente sua presença nos encontros.

Opaleiros do Vale

Com muito entusiasmo, o publicitário comunicativo destacou: “Os nossos encontros são, de forma simples e organizada, exposições dos exemplares do modelo de maior sucesso da história da indústria automobilística brasileira, o Chevrolet Opala”. Para ele, o modelo revolucionou os padrões do automóvel nacional, pois aliou desempenho, conforto e sofisticação jamais vistos no Brasil até o seu lançamento. O encontro também reúne outros modelos antigos que fizeram época como os Volkswagens Fusca e Passat, Ford Maverick, os Dodge Charger e Dart, e raridades das décadas de 60 e 70, como o Ford Mustang, Mercury Cougar e os Chevrolets Camaro, Chevelle e El Camino.

Os encontros são realizados no último domingo de cada mês, das 9h às 12h e a entrada é franca, tanto para os apreciadores, quanto para os proprietários que quiserem participar e expor suas relíquias. Portanto, se você tem um Opala, um carro antigo ou apenas gosta de carros, não deixe de participar deste encontro que, no mínimo, é uma volta ao passado com diversão garantida.

Para maiores informações, acesse www.opaleirosdovale.com.br.

Artigo publicado na Revista CarManGuia – Vale do Paraíba – Edição Especial (setembro/2011).
Clique aqui para ver a revista.