NitroMotors visita a oficina do famoso designer do Overhaulin’ Chip Foose

Por Eric Stone

Após o sucesso da matéria sobre a arrancada dos carros de rua, o Espaço NitroMotors traz novidades com matéria internacional! Em busca da realização de sonhos automotivos, fui parar nos EUA e trago para vocês leitores matérias incríveis que poderão ser conferidas nas próximas edições. Para começar, confira a visita à oficina de uns dos mais conceituados designers de carros do mundo e astro do programa de TV Overhaulin’: o famoso Chip Foose.

Nascido em Santa Barbara, Califórnia, Chip tem uma carreira ainda relativamente curta, mas de certa forma meteórica. Desde criança, já modificava carros e mostrava para todos que seu talento estava no sangue. Formou-se na faculdade de design com honras. Chip foi responsável por conceituar novas idéias, próprias e de fabricação de protótipos.

 … foi questão de tempo para ganhar destaque nos EUA e no mundo como o mais novo talento no setor automotivo …

Trabalhando com seu pai, foi responsável pelo design dos carros dos filmes “Blade Runner”, “RoboCop” e talvez mais famoso a Eleonor (um Shelby GT500) do filme “60 segundos”. Trabalhou por muitos anos com o conceituado construtor de Hot Rods, Boyd Coddington. Seu sucesso definitivo veio com o programa Overhaulin’, no qual inspirou muitos outros programas ao redor do mundo, em que o dono tem seu carro roubado e após uma semana o recebe totalmente reformado e assinado pelo Foose. A partir daí, foi questão de tempo para ganhar destaque nos EUA e no mundo como o mais novo talento no setor automotivo e da personalização, que atualmente já é uma lenda e está no Hall da Fama do SEMA Show – Las Vegas, a maior feira de acessórios do mundo.

Com todo este histórico, você deve imaginar que uma pessoa assim é inacessível, certo? Errado! Era uma segunda-feira, meio dia em ponto em Huntington Beach, Califórnia. Logo na entrada, uma Ford F-150, preta, cabine dupla, serie especial FOOSE é claro. Portão semi-aberto olho para dentro e vejo que alguém se aproxima dizendo que eu poderia entrar. Na entrada, a famosa placa que foi retirada para despistar no “roubo” da caminhonete Ford F-100 1956 de Chip Fosse, episódio do Overhaulin’ em que sua equipe e seu pai promovem a reforma lhe pregando a peça em seu próprio programa. Entrando no galpão, imediatamente avistei um belo Chevy Bel Air em serviço de polimento, e um Chevy Impala, projeto denominado “The Impostor”, convertido em coupé ainda na lata, mas já com belas rodas Foose e pronto para receber o motor de Corvette. Um pouco mais adentro da oficina, me deparo com um Hot Rod denominado “Magnatude” com design exclusivo em fase de acabamento e por fim um Chevy Chevelle SS no cavalete com esboços de seu desenho na parede. Tirando os carros, tudo é conforme uma oficina americana acrescido de pôsteres e algumas particularidades de Chip Foose.

No segundo galpão fica a estufa de pintura, um pequeno escritório, muitas bicicletas vintages penduradas no teto, uma bolha de Mustang Funny Car para arrancadas, capôs e alguns dos prêmios do designer na parede. Uma curiosidade é um grafite realizado na parede pelo artista Dru Blair que aparece em um dos episódios do programa do Overhaulin’. Chip Foose é enganado diante de tamanha perfeição do desenho, achando que se trata de um papel na parede (você pode conferir essa história através do link disponível no Espaço NitroMotors no Facebook).

… sua realização diária é de trabalhar com uma equipe muito generosa e que se assemelha a uma grande família.

Observando o segundo galpão, eis que surge o designer sorridente vestindo uma calça jeans e uma camiseta preta. Simpático, me cumprimentou e perguntou de onde eu era e ao falar minha origem, não mediu palavras para elogiar o nosso país, no qual esteve pelo menos três vezes. Convidou-me para mostrar sua oficina e foi respondendo minhas perguntas. Segundo o designer, sua realização diária é de trabalhar com uma equipe muito generosa e que se assemelha a uma grande família. Falou sobre suas vindas ao Brasil e de sua participação no Xtreme Motorsports, evento de personalização que ocorreu na cidade de São Paulo. Aponta o Chevy Chevelle SS e sugere uma foto em frente ao carro. Mostrou-me seu mais recente projeto, um Hot Rod denominado “Magnatude” de cor laranja e lindas rodas cromadas Foose. Bem à vontade, o designer me faz perguntas sobre meus gostos automotivos, se eu já havia personalizado algum de meus carros e acabou me revelando que acabara de enviar um New Camaro personalizado sob encomenda para o Brasil. Fiquei curioso sobre quem seria o afortunado privilegiado, mas preferi me contentar somente com a visita.

Para finalizar, me convidou para adentrar em seu escritório onde mantém seus produtos licenciados, bem como bonés, camisetas, miniaturas e pediu para que eu escolhesse uma camiseta. Em pouco mais de um minuto, desenhou sua F-100, e escreveu uma dedicatória, desejando que eu aproveitasse minha estada no EUA. Perto da uma hora da tarde, Chip se despede e retorna ao trabalho como uma pessoa normal em mais um dia de rotina.

De segunda a sexta-feira, a oficina abre suas portas na hora do almoço para receber seus fãs, mas em breve irá se mudar para um espaço totalmente novo, onde poderá interagir melhor com os visitantes, que também poderão acompanhar os projetos em execução.

Cumprida a primeira etapa, sigo o tour do Espaço NitroMotors em North Hollywood, para apresentar na próxima matéria o tradicional encontro de carros clássicos e hot rods do restaurante Bob’s Big Boy California.

Sobre o Chip Foose: www.chipfoose.com

Artigo publicado na Revista CarManGuia – Vale do Paraíba – Edição 6 (abril/2012).
Clique aqui para ver a revista.